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Código de Ética

Missão

CÓDIGO DE ÉTICA TECH SUPPLY

SUMÁRIO

1. Introdução

1.1. Porque um código de ética.

1.2. Premissas quanto às Leis e Normas

2. Valores da TECH SUPPLY

3. Responsabilidades e Penalidades

4. Diretrizes Internas e Externas

4.1. Diretrizes para os Profissionais da TECH SUPPLY

4.2. Diretrizes para com os Clientes

4.3. Diretrizes para com os Fornecedores

4.4. Diretrizes para com os Órgãos Governamentais

4.5. Diretrizes com os Concorrentes

4.6. Diretrizes para com o Meio Ambiente

5. Sobre o Programa de Ética

6. Algumas Considerações

7. ANEXO I

7.1. Relacionamento com os clientes

7.2. Relacionamento com os fornecedores

 

•  Introdução

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•  Porque um código de ética.

Todos seguimos uma ética, segundo a princípios que fomos colhendo, modificando, acrescentando valores e idéias durante toda a nossa vida iniciando com a nossa família e seguindo com a sociedade em que convivemos, tendo sempre com base as leis corrente em nosso país.

Esses princípios regem as ações das pessoas, reflete a filosofia inerente a elas e estabelece a relação entre elas e as outras pessoas, instituições, empresas, etc..

Da mesma forma uma empresa é um ser vivo, que tem a sua ética, responsável por reger as suas atitudes e refletir o modo de interação interno e externo com os seus fornecedores, clientes, empregados, concorrência, governo, entre outros.

Apesar dos conceitos éticos serem incorporados no dia a dia, estruturar um código de ética, discutí-lo internamente, difundí-lo, gerencia-lo e acompanha-lo, garantindo o seu cumprimento torna-se essencial, pois garante que uma só forma de ação é executada por todos.

Neste documento, a idéia é colocar os mais importantes principios éticos, a necessidade de um programa de ética, algumas considerações, etc.., garantindo desta forma uma unidade e o claro entendimento interno e externo à TECH SUPPLY.

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•  Premissas quanto às Leis e Normas

Toda empresa tem o dever ético de cumprir a leis em todas as suas esferas federais, governamentais e municipais.

Entende-se por lei um conjunto de textos legais que também refletem princípios éticos da sociedade e não deve haver dúvidas em se cumprir essas leis, por todos os que trabalham ou são parceiros/fornecedores da TECH SUPPLY.

O descumprimento destas leis só será permitido com a expressa e escrita decisão judicial autorizando o seu decumprimento.

Como base mencionaremos as seguintes leis, que se encontram no anexo:I, deste documento.

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•  Valores da TECH SUPPLY

Há um conjunto de valores morais, éticas e legais que devem ser seguidos internamente pelos profissionais que atuam na empresa e observados com todas as interfaces externas.

A não observância de qualquer desses valores por qualquer profissional interno à empresa presume-se que deverá ser aplicada as penalidades estabelecidas no regimento interno da empresa.

A conduta de qualquer dos nossos clientes, fornecedores, orgão governamentais que ferir os valores internos deverá ser informado imediatamente aos líderes diretos em primeria instância e aos líderes destes em instâncias posteriores.

Termos como valores:

  • Conhecimento do código de ética interno da TECH SUPPLY;
  • Não se envolver em atividades consideradas ilícitas com o suborno, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outras;

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•  Responsabilidades e Penalidades

Dos empregados

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•  Diretrizes Internas e Externas

•  Diretrizes para os Profissionais da TECH SUPPLY

  • Não fazer doações e contribuições a entidas filantrópicas quando solicitado pelos clientes, forncedores, órgãos governamentais e concorrentes.
  • Não fazer nenhuma atividade que induza ou pratique a lavagem de dinheiro

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•  Diretrizes para com os Clientes

Todas as relações com os clientes deverão observar os seguinte pontos:

  • Não fazer propaganga enganosa, escandalosa ou abusiva
  • Não ofender o código de ética dos clientes
  • Fornecer somente dados e informações verdadeiras
  • Não interferir indevidamente nas leis econômicas
  • Não oferecer suborno direto ou indireto, ou qualquer tipo de vantagem iliícita, para se conseguir qualquer favor dos profissionais das empresas clientes
  • Não omitir do cliente dados ou informações nem quando da decisão de compra, nem quando da execução do trabalho solicitado
  • Manter sempre o que for estabelecido com o cliente no pré-venda, na execução dos trabalhos e no pós-venda.
  • Fazer constar sempre todas as responsabilidades nos contratos

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•  Diretrizes para com os Fornecedores

 

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•  Diretrizes para com os Órgãos Governamentais

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•  Diretrizes com os Concorrentes

Entende-se como concorrente as empresas e organizações que ofereçam produtos e/ou serviços que possam ser oferecidos em substituição aos da TECH SUPPLY.

Os pontos a serem observados são:

 

 

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•  Diretrizes para com o Meio Ambiente

 

 

 

 

 

 

 

 

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•  Sobre o Programa de Ética

A TECH SUPPLY possui um programa de ética que todos os profissionais que atuam internamente ou externamente a empresa deverão participar antes de iniciar as suas atividades.

Neste programa deverá constar além da discussão e entendimente do nosso código de ética, entrevistas e workshops visando a real incorporação das idéias da empresa.

O Programa de ética prevê ações quando do início dos trabalhos dos profissionais na empresa, bem como ações períodicas de discussão e atualização deste código.

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•  Algumas Considerações

 

 

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•  ANEXO I

Lista de Normas Jurídicas que também contêm princípios éticos.

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•  Relacionamento com os clientes

•  Código de Defesa do Consumidor Lei n o. 8.078 de 11/09/90

•  Repressão ao Abuso de Poder Econômico Lei n o 8.884/94

•  Princípios Aplicáveis às Licitações Públicas Lei n o 8.666/93

•  Código de Ética Profissional do Servidor Publico Federal Decreto n o 1.171/94

•  Código Civil

•  Código Comercial

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•  Relacionamento com os fornecedores

•  Repressão ao Abuso de Poder Econômico Lei n o 8.884/94

•  Proteção aos Programas de Computador Lei n o 8.884/94

•  Nova Lei de Patentes – Lei n o 9.279

•  Relacionamento com concorrentes

•  Repressão ao Abuso de Poder Econômico Lei n o 8.884/94

•  Nova Lei de Patentes – Lei n o 9.279

 

Bibliografia

Moreira, Manhães Joaquim – A Ética Empresarial no Brasil – 1999 Editora Pioneira

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